Swans - Trilha sonora do fim do mundo


Swans é uma banda influente da cena de Nova York, Estados Unidos, ativa desde 1982-1997, reformulada em 2010, e até hoje liderada pelo cantor, compositor e multi-instrumentista "Michael Gira". Associado a uma cena marginal desde o inicio da carreira, seu som original era lento e pesado, com performances ao vivo que eram muitas vezes tão brutal e física que a mídia local o chamou de louco e doente, todas as vezes que o Swans iam se apresentar a polícia era chamada e locais eram fechados. 

Seu estilo inicial mexeu um pouco com as estruturas da época. Tambor de máquinas e amostras são integrados ao som. Michael Gira juntou-se vocalmente com "Jarboe", voz doce que deu a banda uma ampla gama sonora. Faixas apresentando Jarboe eram muitas vezes mais silencioso, mesmo, atuando como contraponto aos temas mais angustiantes  de seus álbuns. 

Com o tempo, este estilo viria a dominar porque fazia  um violão parecer brutal como uma guitarra de Heavy metal ou Hardcore. Na instrumentação exuberante de seus álbuns dos anos 1980 e 1990 antecipou o nascimento de post-rock.

Eventualmente, se separou em 1997 de Jarboe. "Gira" passou a lançar um trabalho solo, mais tarde formando a banda "The Angels of Light", que continuou o trabalho e suas influências. Jarboe lança trabalho solo e freqüentemente trabalha com outras bandas e artistas. 

A influência do Swans sobre o mundo da música é profunda. Através de seus mais de15 anos de existência, os vários estilos que exploraram deu à luz ao grindcore, pós-rock entre outros. Em janeiro de 2010 anunciou o reencontro e desde esse ano estão trabalhando juntos. 

Share:

Online

Matérias

Resenhas