Punk rock sem parar um segundo sequer

O ano de 2014 tem trazido bons lançamentos de discos de bandas do rock local. Já passaram por aqui grupos psicodélicos e pesados, tristes e bem humorados, cada um com sua particularidade, mas há uma banda em particular que já estava sendo aguardada pela expectativa da chegada do seu mais recente álbum de inéditas. A banda é a Pastel de Miolos, que traz o seu novo disco: “Novas Ideias, Velhos Ideais”.
            A PDM vem vivendo um bom momento em sua carreira. No ano passado ela ganhou um belíssimo e eclético tributo em homenagem aos seus dezoito anos de estrada, participou do tradicional festival goiano Porão do Rock e a sua frequência de shows está cada vez maior, com apresentações pelo interior da Bahia e pelo nordeste. Coroando essa sua boa fase, neste exato momento em que escrevo esse texto, a PDM embarca rumo ao leste europeu para a sua primeira turnê internacional, que passará por países como Finlândia, Letônia, Estônia, Lituânia e Polônia...

            Em meio a isso tudo surge o “NIVI”. O disco foi gravado em um único dia com todos tocando ao mesmo tempo e possui uma sonoridade mais pesada, com elementos de metal, mas sem perder a rapidez do punk hardcore característico da banda. É o primeiro registro com o André PDM como baixista do grupo e ainda contou com participações especiais do Vital (Jason) e Frango Kaos (Galinha Preta), além de composições do Tony Lopes e do Lupeu Lacerda. O seu trabalho de divulgação também foi interessante e com significado de importante relação entre as datas e as canções, com o lançamento do lyric vídeo de “Insegurança Masculina”, no dia oito de março (dia internacional da mulher) e do vídeo de “Desobediência Civil”, em primeiro de abril (quando se completou 50 anos do golpe militar no Brasil). Também houve uma prévia do som do novo álbum no split 4Way Split, onde a banda incluiu quatro faixas das sessões de gravação que não entraram na relação final do disco.
            O cd abre com a faixa-título seguida por “Desobediência Civil”, duas canções rápidas e diretas, sem rodeios e próprias para a formação de rodas de pogo. “P.R.H.C.” segue mantendo o sentido das anteriores sem perder o gás e abrindo caminho para a veloz “Insegurança Masculina”, que conta com a participação do Vital (Jason) e que critica sabiamente o comportamento violento masculino sobre a mulher. “A Ilha” é uma faixa impactante e expressiva, com uma pegada mais arrastada e um ótimo solo de guitarra, “Sem Nome e Sem Razão (o verme interior)” retoma as características punk rock do disco sendo rápida e rasteira. Com letras de Tony Lopes, “Vou Tentar” é um dos vários bons momentos do cd, sendo radiofônica, possuidora de um refrão grudento e solo de baixo. Em seguida vêm “Hardcore” e “Porcos”, mais duas pancadas em música e letra. “Homem ao Mar” é o momento surf music do álbum e antecede a ópera punk “Quarteto II” que contêm, em 2’15” quatro canções dentro de uma única faixa (“Obstáculos”, “Vergonha de Ser Você”, “O Fascista Libertário” e “Bicho Morto” [essa última de Lupeu Lacerda]). Ela é de empolgar de verdade e “Quando a Vítima se Transformar no Algoz”, “A.E.P.” e “Sofrer” não deixam o ritmo se perder. Dá vontade de aumentar o volume em cada uma delas. “Homem Sério” tem a participação de Frango Kaos (Galinha Preta) e é uma tirada de sarro com aqueles que acham que devem dar as costas ao rock por conta de outras coisas, para assim terem um estilo de vida mais sério. Encerrando o álbum, “É Essa Porcaria que me Faz Feliz” é um grito de guerra que exalta o gosto pelo rock’n roll e pelas várias influências do grupo, além de ainda possuir uma faixa escondida após um pouco mais de um minuto de intervalo até chegar em uma versão diferente de “O Fascista Libertário”.

            Ao longo dos trinta e cinco minutos de “Novas Ideias, Velhos Ideais”, a Pastel de Miolos não perde o fôlego e confirma que o tempo também é amigo da qualidade e das melhores escolhas para continuar trilhando os caminhos que se optou seguir. Mesmo que as bombas caiam por todos os lados, a PDM sabe os desvios certos a fazer, ou as maneiras certas de chuta-las de volta.
Share:

Online

Bandas

32 Dentes 4 Discos de Rock Baiano 4ª Ligação A Flauta Vértebra Aborígines Acanon Ádamas Almas Mortas Amor Cianeto André dias André L. R. Mendes Anelis Assumpção Antiporcos Apanhador Só Aphorism Aqui tem Rock Baiano Aurata Awaking Baiana System Bauhaus Bilic Black Sabbath Blessed in Fire Blue in the Face Boogarins Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes Buster Calafrio Callangazoo Carburados Rock Motor Cardoso Filho Carne Doce Cartel Strip Club Cascadura Casillero Céu Charles Bukowski Charlie Chaplin Chuva Negra Cidadão Instigado Circo de Marvin Circo Litoral Cólera Curumin Dão David Bowie Declinium Derrube o Muro Desafio Urbano Desrroche Destaques dez caras do rock Documentário Downloads Du Txai e Os Indizíveis Duda Spínola Enio Entrevistas Erasy Eric Assmar Espúria Eva Karize Exoesqueleto Far From Alaska Festival Festival Soterorock Filipe Catto Free?Gobar Fresno Fridha Funcionaface Game Over Riverside Giovani Cidreira HAO Heavy Lero Hellbenders Ifá Incubadora Sonora Ingrena Invena Inventura Irmão Carlos Ironbound Jack Doido Jackeds Jadsa Castro Jardim do Silêncio Jato Invisível Kalmia Kazagastão KZG Lançamentos Latromodem Leandro Pessoa Lee Ranaldo Limbo Lírio Lívia Nery Lo Han Locomotiva Mad Monkees Madame Rivera Mais uma Cara do Rock Baiano MAPA Marcia Castro Maria Bacana Maus Elementos Messias Metá Metá Modus Operandi Mopho Motherfucker Mulheres Q Dizem Sim Murilo Sá Nalini Vasconcelos Neurática Not Names Novelta O Quadro O Terno Old Stove Olhos Para o Infinito Órbita Móbile Organoclorados Os Canalhas Os Elefantes Elegantes Os Jonsóns Os Tios Overfuzz Ozzmond palco do rock Pancreas Pastel de Miolos Paul McCartney Pesadelo Pio Lobato Pirombeira Pitty Portal Pós-punk Prime Squad Programas Quadrinhos Quartabê Radioca Raimundo Sodré Rattle Resenha de discos Resenha do cd Resenhas Reverendo T Reverento T Rincon Sapiencia Rivermann Rock Rock Baiano Rock Baiano em Alta Rock de camaçari Ronco Scambo Show Shows Shows. Cascadura Siba Singles Soft Porn Som do Som Sons que Ecoam Soterorock Squadro Subaquático Super Amarelo Surrmenage Tangente Teenage Buzz Tentrio Test The Baggios The Cross The Honkers The Pivos Theatro de Seraphin Thrunda Titãs Tony Lopes Tsunami Universo Variante Úteros em Fúria Vamoz! Van der Vous Vende-$e Vivendo do Ócio Wado Wander Wildner Weise Wry

Matérias

Antigas

Mais Populares