Pular para o conteúdo principal

Resenha: segunda noite do 6° Festival Bigbands.

Com os compromissos devidamente atendidos e já aquecido pela noite de rock anterior, voltei ao mesmo local no Rio Vermelho para conferir a segunda noite da sexta edição do Festival Bigbands. Começando mais cedo do que na sexta feira, o lineup continha o maior número de bandas do evento (foram sete ao total), possuindo bandas da capital, do interior e de outros Estados, como Pernambuco e Paraíba.
            Antes de começar o som ainda deu tempo de ver o meu glorioso (e sofrível) Bahia brocar o Goiás no primeiro período enquanto eu comia um cachorro-quente do qual eu me arrependi de ter pedido quando chegou à minha mesa. O motivo do arrependimento foi o tamanho imenso do tal, que dava facilmente para duas pessoas. Na verdade eu deveria ter desconfiado do olhar de “você tem certeza que quer pedir isso, achando que sabe o tamanho da coisa?” que a atendente me deu quando solicitei a obra de arte. Com a fome saciada e enviando pensamentos positivos para a Fonte Nova para o meu time não vacilar dessa vez, rumei de volta para o Dubliners Irish Pub para conferir o inicio da programação do evento...
            O primeiro a se apresentar foi o Reverendo T e Os Discípulos Descrentes. Com a sua característica voz sussurrada e acompanhado pelo guitarrista Felipe Britto, o Tony Lopes executou a vivo as canções do seu novo álbum, “Azul Profundo”, e músicas de trabalhos anteriores com uma performance bem intimista e com comentários sábios do Reverendo T. “Broto Democrático” e “O Meu Lado” foram bons momentos, assim como o cover de “Revelação”, mesmo lendo a sua letra (antes de tocar ele avisou que não se lembrava dela por completo). A apresentação ainda contou com a participação especial do mais novo discípulo descrente Bruno Bandido, que com a sua voz rouca dividiu o palco com o Tony Lopes nos dois números finais e depois tocou mais três blues de sua autoria. Na sequencia o grupo Professor Doidão e Os Aloprados subiu ao palco para fazer o seu rock divertido e descontraído. O vocalista Isaac Fiterman realmente é uma figura bem humorada e a banda estava a vontade no palco, os covers de musicas do Raul Seixas e do Júpiter Maçã combinam com o seu repertório, mas me pareceram desnecessárias. “Eu Quero Gozar!” foi, por mim, a canção mais a esperada e a mais bem tocada.
            Na pausa, fui tomar uma breja lá na praça da Dinha e na volta percebi que o lugar estava consideravelmente mais cheio e a Novelta (Feira de Santana-BA) já estava no final da primeira musica do seu setlist. O isolamento acústico do lugar realmente funciona. Até o momento em que eu abri a porta do estabelecimento, não conseguia escutar muita coisa do som dos caras, mas foi só abri-la que senti o quanto o volume do stoner que o grupo tocava estava tomando o lugar completamente. A influencia do QOTSA é forte em seu som, até os trejeitos que o Josh Homme tem quando toca guitarra estavam incorporados no vocalista do conjunto. Eles estavam com muita vontade de rock e bem animados por tocar no festival, fizeram a cabeça de muita gente e esquentaram mais o lugar! Dando sequencia às apresentações, a The Honkers começou o seu show com problemas técnicos já na segunda canção, que acabou prejudicando a performance dos veteranos da cena. Mesmo com o percalço, os rapazes não deixaram se abater (acho que jamais se abaterão com algo do tipo) e fizeram um bom show. Já vi apresentações melhores dos caras, de fato, mas esta foi boa o suficiente para manter o local quente. Tão certo assim que o motivo das pessoas os aplaudirem de forma empolgada no final do show não foi somente por conta do corpo seminú do Rodrigo Sputter.
            Os paraibanos do Zefirina Bomba fizeram um show forte e ainda com muita gente dentro do Dubliners Irish Pub. Há muito tempo eles não tocavam por aqui e a empolgação dos rapazes estava a flor da pele. Mesmo tendo acompanhado o som deles ao longo dos anos, eu nunca havia marcado presença em um de seus shows e o que vi, nesta oportunidade, foi uma banda ainda com muito gás para andar por lugares onde exista rock. Eles começaram com a clássica “Alguma Coisa Por Aí” e seguiram até o final de forma calorosa, chagando a homenagear os amigos que fizeram aqui na cidade. Os pernambucanos da The Sexy Drivers entraram na sequência e se saíram muito bem em sua primeira apresentação em Salvador. Um som que transita entre o punk, o grunge e o garage, tocado de uma maneira arrebatadora e impulsiva fez muito bem aos ouvidos da audiência que se mantinha presente no local, mas em menor numero dessa vez. Quem ficou do lado de fora perdeu a oportunidade de ver uma boa banda de outro Estado tocando na cidade. Quanto a The Pivos, de Camaçari, ficam aqui também as minhas considerações por não ter conferido a sua apresentação. O dia começou cedo e o cansaço bateu forte naquela hora da madrugada. Espero poder vê-los em outro momento.

            No saldo final, o segundo dia do evento se manteve como no dia anterior, possuindo uma boa qualidade de som e com ótimas bandas, que respeitaram os seus respectivos limites de tempo no palco e que proporcionaram boas performances aos que estavam presentes, neste caso em maior número do que na sexta. Para completar, se já não bastasse o cachorro-quente do inicio da noite, ainda quase ganho um banho de vômito gratuito de um jovem que bebeu um pouco mais além da conta e que depois também resolveu interditar temporariamente o banheiro quando resolveu se sujar sozinho com o que botou para fora. Espero que ele tenha se lembrado no dia seguinte da noitada de rock que ele teve.

Popular Posts

O melhor do que eu não escrevi no Portal Soterorock em 2018. Por Leo Cima.

Neste ano de 2018 o Portal Soterorock resolveu tirar alguns dias de folga. Algo próximo a trezentos e sessenta e cinco dias, quase um ano, é verdade. Porém, é fato que, depois de dez anos cobrindo a cena roqueira local, com textos ou podcasts, sem incentivo financeiro algum, o site decidiu que seria o momento certo para dar um tempinho nas atividades daqui, para priorizar e atender a outras demandas não menos importantes. Mas, mesmo distante das publicações, nos mantivemos atentos ao movimento do cenário, observando quem se manteve atuante, seja em estúdio, ou nos palcos.
Muita coisa aconteceu este ano na cena rocker da Bahia, desde discos lançados até uma boa frequência regular de shows na capital baiana, mesmo com um número cada vez menor de casas que recebe o gênero por aqui. E é esse segundo item que ganhará destaque aqui nesta matéria, em uma outra oportunidade falarei sobres os lançamentos baianos de 2018, vamos com calma. O fato é que, fazendo visitas a eventos, seja como um pag…

Série “As DEZ Caras do Rock Baiano” - Com Caroline Lima, (Voz na Chá de Pensamentos), apresentando "Kansu" o seu mais novo projeto!

A série “As 10 Caras do Rock Baiano” traz desta vez Caroline Lima, integrante do projeto experimental de música e arte Kansu Project , duo que conta também com Sérgio da Mata dividindo as composições. Na última quinta feira (28/03/2013), ás 22:30, foi lançado na página da Kansu Project no facebook o remix de “A Little Bit of Me”, seu primeiro single e, nesse ótimo papo descontraído e espontâneo, Caroline nos falou sobre o interessante processo de produção e gravação das músicas da dupla, suas influências e suas impressões sobre a cena local. Então se ajeite em sua cadeira, aproveite a entrevista, dê um curtir na página do grupo e “FEEL FREE”. 
SRP – O que é a Kansu Project, é um duo? E o que sgnifica? 
Caroline Lima - É um duo sim. Sou eu e Sergio da Mata, meu amigo de adolescência. Sobre o significado... foi a junção dos nomes de personagens de livros que escrevemos em 2002, também é o nome de uma província da China e o nome deriva desse idioma...alguns traduzem como "orquídea&quo…

“As Dez Caras do Rock Baiano” com Rodrigo Chagas (Sputter ou Bubute)

Chegando ao final da sua primeira fase, a série “As Dez Caras do Rock Baiano” traz em sua quinta entrevista uma das grandes personalidades já presente na cena local há muitos anos: o vocalista da The Honkers, Rodrigo Chagas (Sputter ou Bubute, como preferir). Nessa conversa, que foi uma das mais longas e intrigantes dessa série e realizada na época da volta da banda aos palcos soteropolitanos, Rodrigo falou sobre o que chama a sua atenção no cenário, o cuidado que um artista têm que tomar com a sua própria arte, como a quantidade de informação influencia no jeito raso de ser do novo roqueiro e sobre as intenções para o futuro da The Honkers, além de se mostrar como um autor de livros de auto ajuda em potencial. Você já sabe, se ajeite com firmeza na cadeira e embarque nessa entrevista dessa grande figura do rock da Bahia. 
SRP - Como foi ficar um ano longe da The Honkers? 

Rodrigo Chagas - Zorra... Normal, hehe. Cansei na sétima música. 

SRP – O que achou do retorno da The Honkers aos pa…