Ao ponto e adiante.*


Um trabalho como este, lançado neste ano de 2016, não poderia passar despercebido aqui no Portal Soterorock. O disco em questão traz à tona, mais uma vez, o trabalho musical de um artista bastante atuante e presente na cena baiana (seja no palco, ou fora dele), e evidencia a sua qualidade quanto compositor, letrista e músico de primeira linha. Em seu segundo EP, Direto ao Ponto, Duda Spínola traz consigo uma boa quantidade da sua ótima percepção musical e acerta em seu resultado final.

Ao longo das nove faixas do cd, o cantor e compositor diversifica sem atirar para qualquer lado em suas canções, mirando justamente no que vê e, assim, criando uma unidade sólida e consistente dentro do seu universo. Composto por cinco canções inéditas, mais três do seu primeiro trabalho e mais uma lançada recentemente na coletânea Outro Jeito – Da Bahia Para o Mundo, Duda mostra também o quanto é competente dentro do estúdio, uma vez que ao vivo o seu desempenho chama a atenção pela sua técnica apurada junto a sua banda.

O disco abre com Quem é Você, faixa que segue um hard rock suave com refrão grudento e bom solo de guitarra, um aquecimento adequado para Sozinho no Universo, que surge mais vigorosa com guitarra de presença e cozinha idem. Com uma letra um tanto quanto existencial, ou que apenas mostra os dilemas da vida de um indivíduo que pode ser eu ou você, ela é frenética da maneira dela e passa uma certa urgência em seu conjunto. A terceira canção é o blues rock Ele e Ela. Muito bem equilibrada entre estes dois gêneros, ela conta a história de dois amantes que aparentemente não iriam se dar bem, mas que as boas surpresas da vida também acabam conspirando para as pessoas. O seu groove marca bem essa saga. Em Não me Diga Não, um teclado marca uma presença forte na trilha e a conduz a um refrão forte e certeiro. O solo de guitarra nela é poderosíssimo! Palavra é uma balada de mão cheia, com letra inspirada e melodia digna dos bons arranjos que possui. A guitarra com um efeito tremolo na medida certa, riffs apropriados, baixo e bateria com sonoridades que casam perfeitamente com a melodia dão um clima de anoitecer e reflexão ao lado da sua letra. É uma verdadeira pérola!

Espelho, música inclusa na coletânea já citada por aqui e primeira extra do Direto ao Ponto, se adéqua bem ao contexto da obra, muito pelo fato dela ser contemporânea às cinco anteriores. Um pouco mais pesada, ela não foge da sonoridade das que vieram antes dela e mantem a boa sequência das composições. O caminho para o final do disco é feito com mais três faixas bônus, todas extraídas do seu debut e são elas: Ponto Final, A Vida me Chama Lá Fora e A Vida Disse Não. Utilizar canções de discos anteriores em um novo trabalho é um risco que muito artista corre quando o faz. É 50/50 de dar certo ou errado, mas aqui, neste caso, deu muito certo e não comprometeu o desempenho do EP. Spínola soube escolher muito bem as canções bônus que entraram no cd. Mesmo com uma sonoridade um pouco diferente, ambas possuem qualidade e se aproximam muito das canções compostas exclusivamente para este disco.


Direto ao Ponto mostra com muita nitidez o caminho escolhido pelo compositor para seguir em sua carreira. Registro muito bem feito de um artista competente e carismático. Retorno a dizer que no disco e ao vivo ele mostra a sua competência como compositor, cantor e guitarrista, elementos raros de se encontrar em uma pessoa só. A forte influência de BRock em sua música, assim como o southern hard rock e seus companheiros de banda (claro), ajudam ele a moldar a sua identidade musical com muita personalidade. Há um bom caminho a ser trilhado pelo Duda Spínola e esse é um dos pontos significativos da sua trajetória. 


*Matéria originalmente publicada em 19/11/2016.
Share:

Online

Bandas

32 Dentes 4 Discos de Rock Baiano 4ª Ligação A Flauta Vértebra Aborígines Acanon Ádamas Almas Mortas Amor Cianeto André dias André L. R. Mendes Anelis Assumpção Antiporcos Apanhador Só Aphorism Aqui tem Rock Baiano Aurata Awaking Baiana System Bauhaus Bilic Black Sabbath Blessed in Fire Blue in the Face Boogarins Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes Buster Calafrio Callangazoo Carburados Rock Motor Cardoso Filho Carne Doce Cartel Strip Club Cascadura Casillero Céu Charles Bukowski Charlie Chaplin Chuva Negra Cidadão Instigado Circo de Marvin Circo Litoral Cólera Curumin Dão David Bowie Declinium Derrube o Muro Desafio Urbano Desrroche Destaques dez caras do rock Documentário Downloads Du Txai e Os Indizíveis Duda Spínola Enio Entrevistas Erasy Eric Assmar Espúria Eva Karize Exoesqueleto Far From Alaska Festival Festival Soterorock Filipe Catto Free?Gobar Fresno Fridha Funcionaface Game Over Riverside Giovani Cidreira HAO Heavy Lero Hellbenders Ifá Incubadora Sonora Ingrena Invena Inventura Irmão Carlos Ironbound Jack Doido Jackeds Jadsa Castro Jardim do Silêncio Jato Invisível Kalmia Kazagastão KZG Lançamentos Latromodem Leandro Pessoa Lee Ranaldo Limbo Lírio Lívia Nery Lo Han Locomotiva Mad Monkees Madame Rivera Mais uma Cara do Rock Baiano MAPA Marcia Castro Maria Bacana Maus Elementos Messias Metá Metá Modus Operandi Mopho Motherfucker Mulheres Q Dizem Sim Murilo Sá Nalini Vasconcelos Neurática Not Names Novelta O Quadro O Terno Old Stove Olhos Para o Infinito Órbita Móbile Organoclorados Os Canalhas Os Elefantes Elegantes Os Jonsóns Os Tios Overfuzz Ozzmond palco do rock Pancreas Pastel de Miolos Paul McCartney Pesadelo Pio Lobato Pirombeira Pitty Portal Pós-punk Prime Squad Programas Quadrinhos Quartabê Radioca Raimundo Sodré Rattle Resenha de discos Resenha do cd Resenhas Reverendo T Reverento T Rincon Sapiencia Rivermann Rock Rock Baiano Rock Baiano em Alta Rock de camaçari Ronco Scambo Show Shows Shows. Cascadura Siba Singles Soft Porn Som do Som Sons que Ecoam Soterorock Squadro Subaquático Super Amarelo Surrmenage Tangente Teenage Buzz Tentrio Test The Baggios The Cross The Honkers The Pivos Theatro de Seraphin Thrunda Titãs Tony Lopes Tsunami Universo Variante Úteros em Fúria Vamoz! Van der Vous Vende-$e Vivendo do Ócio Wado Wander Wildner Weise Wry

Matérias

Antigas

Mais Populares

Resenhas