Baianofornicação.*


Pode até não parecer, mas o título acima se refere muito mais a série de TV Californication (estrelada pelo David Duchovny, o agente Fox Mulder, de Arquivo X), do que com o título do álbum da famosa banda californiana. Tem muito do som dos californianos dentro das canções do quarteto baiano? Estaria mentindo se dissesse que não, mas assim como no estado da Califórnia, a Bahia tem as suas aventuras e desventuras como as mostradas na série norte americana e que ocorrem a todo instante em localidades litorâneas como a nossa e que se sobressaem aqui neste registro com muita evidência.

Essas situações não passaram despercebidas pelo disco Modo Hard, da Circo de Marvin. Lançado no ano passado, o cd levou o grupo a tocar em vários lugares, inclusive em dois festivais baianos, o Palco do Rock e o Rock Concha, mostrando nos dois uma boa presença de palco. Além disso, o som dos rapazes caiu nas graças do produtor Rick Bonadio (sinceramente, não tenho certeza se isso é uma coisa boa), que teceu publicamente comentários positivos sobre a sua música e seu visual. Há muito mais no som dos caras do que foi afirmado pelo produtor no vídeo, que deve ter percebido isso quando o disco chegou em suas mãos.

A obra começa com a faixa título mostrando muito groove, com uma linha de baixo que foi beber na fonte do funk, em Foi Mal há uma velocidade foofighterniana e variações dançantes antes de chegar no refrão, além de contar com a participação especial do Away de Petrópolis no fim. Caroline narra uma boa história sobre sair da monotonia no meio da madrugada com uma garota que lembra a Sasha Grey, sob uma trilha sonora sinuosa e swingada. Essas Garotas é uma das melhores faixas do álbum, radiofônica, com ótimo refrão e bons solos de guitarra. Leve é uma balada que não funciona muito bem no contexto do álbum, mesmo com um refrão esforçado e em Novo Fim há trechos que lembram uma canção da Scambo, mas tem bons efeitos na voz e refrão grudento. Liquidação é um ataque ao capitalismo e como isso atinge o indivíduo, talvez seja a única faixa que lembra bastante o Red Hot Chilli Peppers de fato. O Mundo não Sorri pra Gente como Eu tem introdução de baixo interessante e boa sacada nas vozes dos personagens do texto narrando situações extremamente adversas do cotidiano.

A faixa Só que Não é mais um ponto alto do cd, com levada pop de guitarra influenciada pelo John Frusciante, de cozinha conversando bem entre si e com letra para o cidadão dedicar para aquela pessoa que acha que te faz de otário. Você Me Fudeu é a balada que funciona no disco e fala das vantagens em reatar um relacionamento por motivos especiais, mesmo depois de experimentar uma fossa pesada e com um bom refrão. Tem até violino no final! Vai Lá tem uma pegada inquieta e dá um destaque maior para a bateria e Química é uma ótima trilha com mudanças de andamento no refrão, bom solo de guitarra e uma forma inteligente de falar sobre uma musa. Filme da Vida é uma faixa acústica que encerra o cd contendo uma letra reflexiva sobre a vida.

Modo Hard é um disco bem gravado, porém de alto e baixos, mas com boas soluções para não sair do trilho da sua personalidade musical. O perfil comercial do conjunto é explicito e isso não é demérito algum, muito pelo contrário, ser uma banda pronta para atender as exigências do mercado é muito positivo para quem faz parte dela, para quem quer avançar o seu território e para a cena. Para quem gosta de um som com pegada groovada e pesada nos momentos certos e cantando histórias de um cotidiano agitado, se jogue. O Hank Moody ouviria em seu conversível.

O site da Circo de Marvin: http://www.circodemarvin.com.br/



*Matéria originalmente publicada em 03/02/2016.
Share:

Online

Bandas

32 Dentes 4 Discos de Rock Baiano 4ª Ligação A Flauta Vértebra Aborígines Acanon Ádamas Almas Mortas Amor Cianeto André dias André L. R. Mendes Anelis Assumpção Antiporcos Apanhador Só Aphorism Aqui tem Rock Baiano Aurata Awaking Baiana System Bauhaus Bilic Black Sabbath Blessed in Fire Blue in the Face Boogarins Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes Buster Calafrio Callangazoo Carburados Rock Motor Cardoso Filho Carne Doce Cartel Strip Club Cascadura Casillero Céu Charles Bukowski Charlie Chaplin Chuva Negra Cidadão Instigado Circo de Marvin Circo Litoral Cólera Dão David Bowie Declinium Derrube o Muro Desafio Urbano Desrroche Destaques dez caras do rock Documentário Downloads Du Txai e Os Indizíveis Duda Spínola Enio Entrevistas Erasy Eric Assmar Espúria Eva Karize Exoesqueleto Festival Festival Soterorock Filipe Catto Free?Gobar Fresno Fridha Funcionaface Game Over Riverside Giovani Cidreira HAO Heavy Lero Hellbenders Ifá Incubadora Sonora Ingrena Invena Inventura Irmão Carlos Ironbound Jack Doido Jackeds Jardim do Silêncio Jato Invisível Kalmia Kazagastão KZG Lançamentos Latromodem Leandro Pessoa Lee Ranaldo Limbo Lírio Lo Han Locomotiva Mad Monkees Madame Rivera Mais uma Cara do Rock Baiano MAPA Marcia Castro Maria Bacana Maus Elementos Messias Modus Operandi Motherfucker Mulheres Q Dizem Sim Murilo Sá Nalini Vasconcelos Neurática Not Names Novelta O Quadro O Terno Old Stove Olhos Para o Infinito Órbita Móbile Organoclorados Os Canalhas Os Elefantes Elegantes Os Jonsóns Os Tios Overfuzz Ozzmond palco do rock Pancreas Pastel de Miolos Pesadelo Pirombeira Pitty Portal Pós-punk Prime Squad Programas Quadrinhos Rattle Resenha de discos Resenha do cd Resenhas Reverendo T Reverento T Rivermann Rock Rock Baiano Rock Baiano em Alta Rock de camaçari Ronco Scambo Show Shows Shows. Cascadura Siba Singles Soft Porn Som do Som Sons que Ecoam Squadro Subaquático Super Amarelo Surrmenage Tangente Teenage Buzz Tentrio Test The Baggios The Cross The Honkers The Pivos Theatro de Seraphin Thrunda Titãs Tony Lopes Tsunami Universo Variante Úteros em Fúria Vamoz! Van der Vous Vende-$e Vivendo do Ócio Wado Wander Wildner Weise Wry

Matérias

Antigas

Mais Populares

Resenhas