O Rancho de la Luna é aqui.*


            Existe um "Rancho de la Luna" aqui na Bahia e ele fica em Feira de Santana ou em seus arredores. Para quem não sabe, o Rancho de la Luna é um estúdio (e um rancho, inclusive) que fica em um deserto dentro de uma cidade próxima a Los Angeles, Joshua Tree. Grupos stoners como Kyuss e Queens of the Stone Age passaram por lá e gravaram discos que influenciaram bandas no mundo inteiro. Inclusive por aqui!

            Essa resenha não trata sobre um estúdio e sim sobre o trabalho de um conjunto que parece respirar e assimilar bem a atmosfera dos discos que foram gravados por lá. A banda é a Novelta, e o trabalho é o seu EP de estréia, Quintais Abertos. Antes de ser lançado no primeiro semestre desse ano, os feirenses foram disponibilizando aos poucos na web parte da obra, juntando ao fim seis canções do mais bom stoner rock.

             A referência é explicita e bem processada, sem deixar de lado as influências regionais. O cd começa pisando fundo no pedal do acelerador com Santa Poeira, um stoner de raiz levantando a poeira do caminho e dando o sinal para o ouvinte do que ele terá como experiencia dalí para frente. Santos Populares segue segurando a vibração da sua antecessora com uma boa linha de baixo e com uma pegada mais dançante. Depois aparece Ancorado, um dos melhores momentos do disco. Um épico de seis minutos e doze segundos onde a Novelta traz boa letra, backing vocals pegajosos e um ótimo solo de guitarra no fim, soando como algo bom saído da Desert Sessions. Na sequência, Êxodo traz consigo um pouco de melancolia e retoma a velocidade inicial e segue sem perder seu fôlego até atingir Beira de São Francisco, música de riffs grudentos e texto sobre um cotidiano duro. O EP encerra muito bem com Um Espelho. Trilha forte no disco assim como nos shows da banda, a derradeira faixa começa intensa e encontra seu ápice no bom refrão, e as claphands se ajeitaram bem durante o solo "hommeniano".

            A Novelta e o seu Quintais Abertos não formam um som genérico do stoner rock, eles não utilizam referências vagas de um estilo roqueiro consagrado e firme na cena musical mundial. A sonoridade da gravação e os seus arranjos atestam isso. Há muito mais do que as bandas citadas no inicio desse texto no som dos rapazes. Se você gosta de uma musica de beira de estrada, ou de cair na estrada, essa é uma boa pedida para os ouvidos. Feira de Santana e interior mais uma vez mostrando que tem muito rock de verdade.

Acesse o site da banda:

Vídeo da música Êxodo:



*Matéria originalmente publicada em 02/09/2015.
Share:

Online

Bandas

32 Dentes 4 Discos de Rock Baiano 4ª Ligação A Flauta Vértebra Aborígines Acanon Ádamas Almas Mortas Amor Cianeto André dias André L. R. Mendes Anelis Assumpção Antiporcos Apanhador Só Aphorism Aqui tem Rock Baiano Aurata Awaking Baiana System Bauhaus Bilic Black Sabbath Blessed in Fire Blue in the Face Boogarins Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes Buster Calafrio Callangazoo Carburados Rock Motor Cardoso Filho Carne Doce Cartel Strip Club Cascadura Casillero Céu Charles Bukowski Charlie Chaplin Chuva Negra Cidadão Instigado Circo de Marvin Circo Litoral Cólera Curumin Dão David Bowie Declinium Derrube o Muro Desafio Urbano Desrroche Destaques dez caras do rock Documentário Downloads Du Txai e Os Indizíveis Duda Spínola Enio Entrevistas Erasy Eric Assmar Espúria Eva Karize Exoesqueleto Far From Alaska Festival Festival Soterorock Filipe Catto Free?Gobar Fresno Fridha Funcionaface Game Over Riverside Giovani Cidreira HAO Heavy Lero Hellbenders Ifá Incubadora Sonora Ingrena Invena Inventura Irmão Carlos Ironbound Jack Doido Jackeds Jadsa Castro Jardim do Silêncio Jato Invisível Kalmia Kazagastão KZG Lançamentos Latromodem Leandro Pessoa Lee Ranaldo Limbo Lírio Lívia Nery Lo Han Locomotiva Mad Monkees Madame Rivera Mais uma Cara do Rock Baiano MAPA Marcia Castro Maria Bacana Maus Elementos Messias Metá Metá Modus Operandi Mopho Motherfucker Mulheres Q Dizem Sim Murilo Sá Nalini Vasconcelos Neurática Not Names Novelta O Quadro O Terno Old Stove Olhos Para o Infinito Órbita Móbile Organoclorados Os Canalhas Os Elefantes Elegantes Os Jonsóns Os Tios Overfuzz Ozzmond palco do rock Pancreas Pastel de Miolos Paul McCartney Pesadelo Pio Lobato Pirombeira Pitty Portal Pós-punk Prime Squad Programas Quadrinhos Quartabê Radioca Raimundo Sodré Rattle Resenha de discos Resenha do cd Resenhas Reverendo T Reverento T Rincon Sapiencia Rivermann Rock Rock Baiano Rock Baiano em Alta Rock de camaçari Ronco Scambo Show Shows Shows. Cascadura Siba Singles Soft Porn Som do Som Sons que Ecoam Soterorock Squadro Subaquático Super Amarelo Surrmenage Tangente Teenage Buzz Tentrio Test The Baggios The Cross The Honkers The Pivos Theatro de Seraphin Thrunda Titãs Tony Lopes Tsunami Universo Variante Úteros em Fúria Vamoz! Van der Vous Vende-$e Vivendo do Ócio Wado Wander Wildner Weise Wry

Matérias

Antigas

Mais Populares

Resenhas