Os destaques de 2015 no Portal Soterorock.*


O ano de 2015 foi um ano agitado para a cena baiana de rock’n roll. Várias expectativas foram superadas em relação ao ano anterior, mostrando que o cenário vai muito bem, obrigado. É claro que, para fazer o rock acontecer por aqui, a batalha tem que ser diária. Há a necessidade de vigiar os passos para se ganhar mais espaço e se firmar como parte da agenda cultural da capital e do estado de forma mais justa e visível. Quem nos acompanha sabe que há uma boa crescente do circuito roqueiro baiano diante da quantidade de shows ocorridos e das gravações bem-feitas pelas bandas e artistas locais.

Diante disso, como de costume, o Portal Soterorock mais uma vez elenca os destaques do ano que passaram por aqui e os dividimos em três categorias com dez nomes cada: Melhores discos/EP’s de 2015, Melhores Shows de 2015 e Melhores Shows de Visitantes de 2015. Porém, antes de mostrar os nomes, gostaria de ser justo também com quem bota a mão na massa e que está a todo momento “atrás do palco” ajudando a coisa toda a acontecer e facilitando a vida de muita gente. Sendo você produtor, roadie, dono de casa de show, músico que por muitas vezes se torna produtor dos seus próprios eventos, baristas ou bilheteiros, sintam-se homenageados por nós, pois sabemos da importante contribuição que vocês prestam para o cenário. Também cito aqui alguns dos festivais realizados por produtores locais e que são merecedores de destaque pelo seu significado para a cena. Se caso me esqueci de algum nome, já deixo aqui as minhas humildes desculpas. São eles: Feira Noise, DoSol, Palco do Rock, Arranca Canela, Radioca, Sangue Novo, Big Bands (e os warm ups), Quanto Vale o Show?, Quartas de Peso, Extra Extra Rock, Soterorock Sessions, Vandex TV Festival, Rock Concha, NHL Festival, Fazendo Barulho Festival e São Rock Festival.

Caso você não viu, ou não reconheceu, nenhum nome citado acima ou os que serão citados mais adiante, aqui vai uma dica: saia mais de casa para prestigiar a cena de sua cidade, vá aos shows, valorize as bandas autorais. Pode parecer uma contribuição pequena (talvez insignificante) o esforço para simplesmente comparecer aos eventos, mas acredite, não é. É bom para a banda que vai receber bem você e é bom para você conhecer o que ela tem a oferecer. O rock na Bahia está fervilhando, está acontecendo. Vamos aos nomes!

Melhores discos/EP’s de 2015

Concebida pela redação e por alguns leitores, a lista com os destaques de 2015 nesta categoria não foi uma tarefa das mais fáceis de se fazer, muita banda/artista com trabalho bom ficou de fora, porém, o resultado final ficou interessante. Mas, o que chama a atenção para ela é que a tendência à diversidade roqueira que esta terra possui mais uma vez deu as caras por aqui. Nela você encontra as mais variadas vertentes do rock sendo feitas aqui na Bahia e que vão do stoner ao grind metal, passando pelo britpop, pelo rock clássico, pelo grunge, indie, gótico, pelo rock swingado, pelo suave até chegar ao rock puro. É só conferir abaixo os dez discos/EP’s destacados e seus autores, respectivamente, para ter uma ideia da mistura roqueira lançada neste ano que passou.

1 - Quintais Abertos – Novelta
2 - Exercícios de Insubmissão – Aphorism
3 - Dipatchara – Callangazoo
4 - Get High – Lo Han
5 - Ninguém me Aguenta Mais – Bilic Roll
6 - A Imoralidade das Rosas – HAO
7 - Generation Dreams – Teenage Buzz
8 - Nada Novo Debaixo do Sol – Cartel Strip Club
9 - Arquipélago – André L. R. Mendes
10 - Carmim – Jardim do Silêncio

Melhores Shows de 2015

Também não foi fácil fazer a lista dos dez destaques ao vivo. Ao mesmo tempo foi bem prazeroso ter visto bons shows ao longo de 2015 e trazer aqui os nomes que mais se destacaram em palcos baianos. Nesta lista, você vai conferir bandas que se firmaram na cena com apresentações cada vez melhores, com shows impressionantes em técnica e feeling, performances que deixaram a audiência boquiaberta, boas surpresas, performances que foram exemplo de persistência e militância no underground, bandas que se superaram ao vivo, grupos que promoveram viagens psicodélicas para a plateia e outras que souberam usar a experiência da estrada para dar o melhor de si na noite. Não perca esses nomes da vista.

1 – Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes
2 – Aphorism
3 – Subaquático
4 – Novelta
5 – Inventura
6 – Kalmia
7 – Os Jonsóns
8 – Cartel Strip Club
9 – HAO
10 – Bilic Roll

Melhores shows de Visitantes de 2015

Em 2015 também teve muito shows de bandas e artistas visitantes. Foi o ano da invasão finlandesa na Bahia, com três artistas de lá se apresentando por aqui e com bastante som interessante vindo dos quatro cantos do país. Isso mostra que tem muita gente interessada em tocar por essas terras e muita gente interessada em ver o que o Brasil tem produzido. Aqui, além dos finlandeses, a lista traz banda punk clássica que deu lotação máxima na casa que se apresentou, tem baiana ilustre que nos visitou com um show excelente, grupo cearense que tocou disco novo na íntegra e com fidelidade, show de nostalgia indie das boas, banda sem a famosa Kombi, porém, sem perder a pegada esperada, artista gaúcho que já é “da casa”, apresentação psicodélica nerd seguida de tietagem no Pelô e som muito interessante vindo de Pernambuco. Os festivais que aconteceram foram os grandes responsáveis por trazer a maioria desses artistas e proporcionaram, para os olhos e ouvidos do público, ótimos sons de grupos de fora juntamente com os sons de bandas daqui. Sem mais delongas, abaixo estão os destaques.

1 – Cólera (SP)
2 – Casillero (PE)
3 – Pitty (BA)
4 – Test (SP)
5 – Cidadão Instigado (CE)
6 – O Terno (SP)
7 – Wander Wildner (RS)
8 – Vamoz (PE)
9 – Blueintheface (FIN)
10 – Murilo Sá e Grande Elenco (SP)



*Matéria originalmente publicada em 09/01/2016.
Share:

Online

Bandas

32 Dentes 4 Discos de Rock Baiano 4ª Ligação A Flauta Vértebra Aborígines Acanon Ádamas Almas Mortas Amor Cianeto André dias André L. R. Mendes Anelis Assumpção Antiporcos Apanhador Só Aphorism Aqui tem Rock Baiano Aurata Awaking Baiana System Bauhaus Bilic Black Sabbath Blessed in Fire Blue in the Face Boogarins Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes Buster Calafrio Callangazoo Carburados Rock Motor Cardoso Filho Carne Doce Cartel Strip Club Cascadura Casillero Céu Charles Bukowski Charlie Chaplin Chuva Negra Cidadão Instigado Circo de Marvin Circo Litoral Cólera Curumin Dão David Bowie Declinium Derrube o Muro Desafio Urbano Desrroche Destaques dez caras do rock Documentário Downloads Du Txai e Os Indizíveis Duda Spínola Enio Entrevistas Erasy Eric Assmar Espúria Eva Karize Exoesqueleto Far From Alaska Festival Festival Soterorock Filipe Catto Free?Gobar Fresno Fridha Funcionaface Game Over Riverside Giovani Cidreira HAO Heavy Lero Hellbenders Ifá Incubadora Sonora Ingrena Invena Inventura Irmão Carlos Ironbound Jack Doido Jackeds Jadsa Castro Jardim do Silêncio Jato Invisível Kalmia Kazagastão KZG Lançamentos Latromodem Leandro Pessoa Lee Ranaldo Limbo Lírio Lívia Nery Lo Han Locomotiva Mad Monkees Madame Rivera Mais uma Cara do Rock Baiano MAPA Marcia Castro Maria Bacana Maus Elementos Messias Metá Metá Modus Operandi Mopho Motherfucker Mulheres Q Dizem Sim Murilo Sá Nalini Vasconcelos Neurática Not Names Novelta O Quadro O Terno Old Stove Olhos Para o Infinito Órbita Móbile Organoclorados Os Canalhas Os Elefantes Elegantes Os Jonsóns Os Tios Overfuzz Ozzmond palco do rock Pancreas Pastel de Miolos Paul McCartney Pesadelo Pio Lobato Pirombeira Pitty Portal Pós-punk Prime Squad Programas Quadrinhos Quartabê Radioca Raimundo Sodré Rattle Resenha de discos Resenha do cd Resenhas Reverendo T Reverento T Rincon Sapiencia Rivermann Rock Rock Baiano Rock Baiano em Alta Rock de camaçari Ronco Scambo Show Shows Shows. Cascadura Siba Singles Soft Porn Som do Som Sons que Ecoam Soterorock Squadro Subaquático Super Amarelo Surrmenage Tangente Teenage Buzz Tentrio Test The Baggios The Cross The Honkers The Pivos Theatro de Seraphin Thrunda Titãs Tony Lopes Tsunami Universo Variante Úteros em Fúria Vamoz! Van der Vous Vende-$e Vivendo do Ócio Wado Wander Wildner Weise Wry

Matérias

Antigas

Mais Populares

Resenhas