Uma ótima nova casa e duas ótimas bandas.*


Mais um mergulho do Portal Soterorock na noite roqueira da capital baiana! Desta vez fomos conferir o evento “Quinta Free”, na nova casa de shows de rock (e de outros estilos musicais) da cidade de Salvador, o Taverna Music Bar. Nesta ocasião o acontecimento teve a presença das bandas Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes e Van der Vous.

O Rio Vermelho estava tranquilo, o que é normal para uma noite de quinta feira. Mas a presença de um trio elétrico tocando forró no largo da Dinha quebrou totalmente a paz de quem estava tomando umas e outras por lá. Ver aquele povo dançando em cima do trio e as pessoas embaixo sem dar muita importância para banda foi meio deprê. Com isso, tratei de caminhar para o local das apresentações para me sentir um pouco mais familiarizado.

Chegando ao Taverna a minha primeira impressão foi positiva. O Soterorock ainda não havia visitado o local para cobrir um evento, então a curiosidade e a expectativa por ele era grande. O espaço é bem organizado, porém pequeno. Isso não significa ser algo negativo para a casa, já que as bandas ficam mais próximas do público e com isso a troca de energia é mais intensa entre as partes. Como esse aspecto, o volume do som do palco fica maior, chegando a alcançar bem dois dos seus três ambientes internos. O atendimento mostrou ter boa qualidade e a estética do lugar lembra os espaços de shows que existiam por aqui no inicio dos anos 2000. Vale a pena conhecer!

Antes das bandas começarem a tocar, o DJ da casa desenterrou pérolas da musica eletrônica dos anos 1990, como se tivesse achado em seu case os discos Hit Parade e Top Surprise e de ter resolvido tirar a poeira deles naquela noite. Mas tudo bem, foi divertido! Depois de muito forró e mixagem na cabeça entrou no palco a Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes. Eles tocaram no seu repertório musicas do seu já conhecido EP de estreia, musicas novas e algums covers. Os destaques vão para “Mulher Kriptonita”, “Chão Pisado” e a versão matadora de “Dos Margaritas”.

O volume do som no show deu um peso maior à banda, valorizando o som dos timbres da guitarra e da bateria, que as aproximou muito do som das baterias das bandas texanas. Stoner e Road rock de primeira. A propósito, eles estão no Spotify! Em seguida, subiu no palco a Van der Vous. A banda está cada vez mais entrosada como um trio e mesclou em seu repertório musicas do seu disco de estreia, “La Fuga”, e canções novas. Estas estão cada vez mais redondas e prontas para o registro, que já está sendo aguardado por quem admira o som do grupo. A performance impecável já costumeira da Van der Vous também estava presente e a sua duração não foi muito longa. Quem foi viu duas boas apresentações de música rock. E deu até uma boa quantidade de gente no evento.


Ao fim, a volta para casa foi realmente tranquila, com um bom papo no lugar do trio elétrico forrozeiro insano do inicio desse texto. Música, cena e amizade são temas bem presentes nessas horas e isso faz um bem danado. Chegando em casa eu já pensava em qual disco das duas bandas eu iria ouvir primeiro. Enfim, já escutei cada um duas vezes.


*Matéria originalmente publicada em 12/06/2015
Share:

Online

Matérias

Resenhas