Na última quarta feira de cinzas (26/02), os selos do Portal Soterorock, o SoteroRec e OCADISCOS, fizeram o seu mais novo lançamento, o Warm Up Big Bands - Soterorock Sessions 5, da banda soteropolitana Malgrada. Este foi também o segundo disco incluso na nossa série de bootlegs, a Bootlegs Originals, que possui a proposta de disponibilizar apresentações das bandas locais no mesmo esquema dos discos ao vivo não oficiais de grupos internacionais, bastante populares nos anos 1990.
Sem overdubs e com qualidade de som e performance, esse formato permite ao ouvinte escutar a banda gravada como ela é em ação em cima do palco, em um recorte dentro da sua carreira, de maneira desnuda, sincera e honesta. E o que você vai encontrar neste trabalho do trio baiano (se já o escutou, provavelmente você concorde com o que escreverei adiante) não é menos do que energia e intensidade em suas composições, uma entrega digna de ser apreciada por mais e mais vezes.
O show foi captado na noite do feriado de sete de setembro, na Bardos Bardos, dentro do evento de aquecimento para o Big Bands de 2019, o Warm Up Big Bands, apresenta: Soterorock Sessions 5. Toda a atmosfera do lugar favoreceu cada banda que se apresentou naquele dia, o que fez com que os rapazes da Malgrada (ainda com sua formação original) se sentissem mais à vontade em sua vez de tocar. Neste momento, ao assumirem seus respectivos lugares, tudo foi plugado e ajustado com rapidez, porém sem pressa, mas dentro de uma dinâmica que foi favorável para o seu desempenho. Daí para a primeira musica e da primeira musica em diante o trio parou pouco de tocar suas músicas, só para pegar um breve fôlego, falar o necessário com muito bom humor e seguir em frente sem cansaço.
Ao longo das onze faixas do seu setlist, a Malgrada fez um som grunge competente, com sonoridade forte, em um repertório de canções coerentes, convicta e segura do que se propõe a fazer. As quatro musicas do seu ótimo EP de estreia, o All Chaos are Inside (2018), aparecem aqui muito bem distribuídas ao longo da apresentação, intercaladas a cada duas composições inéditas, que mostram um caminho mais sólido dentro dos sons vindos de Seattle, porém apontando para além dessa influência, flertando com o post-hardcore e com o punk rock. Há até uma cover do Green Day (She) ao final deste show. Se percebe aqui também as performances seguras e virtuosas de cada um dos três músicos, com o baterista Breno Pires partindo pra cima do seu instrumento com viradas insanas, sem medo de ser feliz, com o então baixista Marcus Azevedo segurando a cozinha com seu baixo distorcido e com seus backing vocais raivosos, e com o frontman João Marques dosando bem os momentos distintos dos seus vocais e dando brilho aos acordes distorcidos da sua guitarra. Tudo isso com uma boa dose de velocidade sempre presente em gigs como essa, o que torna a coisa mais empolgante.
Se você ainda não conhece o som da Malgrada de perto, esse é um ótimo registro para o fazer, de certa maneira, pois dá para entrar em sintonia com a banda diante da execução impecável dessas musicas encontradas aqui. Não se esquecendo que será muito bom você poder comparecer no próximo show dos rapazes, prestigia-los in loco faz bem para todos, público, banda e cena.
Por hora, este disco terá apenas formato digital!
Comentários