Eis aqui um punhado de singles lançados até agora neste ano, com muito trabalho vindo do interior da Bahia e com registros originados de antes e de depois desse período de quarentena no qual vivemos. Tem musica para todos os gostos, todos os formatos, todos os sentidos e de todo tipo de mensagem. Então, se ajeite onde está, leia as resenhas e deguste os sons de cada banda/artista enquanto você relaxa. Se puder, fique em casa!
Conjura - Vexação
Vexação é o single de estreia da dupla feirense Conjura, que surge com um som pesado, usando tudo o que a guitarra, a bateria e um vocal nervoso podem proporcionar aos ouvidos. A influencia do punk, combinada a uma sujeira sonora que remete às bandas independentes norte-americanas de meados dos anos 1990, conduzem o texto firme, direto e reto cantado aqui, sem baixar a guarda, ou dar espaço para suavidades musicais. Tauã Oliveira (guitarra/vocal) e Taísla Araújo (bateria/vocal) preenchem bem os espaços da faixa, demonstrando vontade e força.
Jacau - Terra do Ódio
Diretamente da cidade de Itabuna, a banda Jacau traz seu som veloz e sem rodeios, ou enrolações, nessa nova canção lançada recentemente. Terra do Ódio começa já te deixando saber que vai explodir nos seus tímpanos em pouquíssimos segundos, em um hard core raivoso, versando sobre a falta de dinheiro, de emprego e sobre o descontentamento com o governo, sentimentos comuns a muita gente. Certamente, essa indignação encontrada na letra não poderia ter uma interpretação melhor, com a raiva sendo posta para fora como se deve ser.
Alumã - Liberto
A composição Liberto chega com uma pegada mais influenciada pelo stoner, sem abrir mão de outros elementos mais diversos do rock, como o post punk, por exemplo. A atmosfera intensa e tensa da musica se reflete nos arranjos e na letra, onde ambos andam de mãos dadas e correm para o mesmo caminho, atravessando uma longa estrada, sentindo o vento no rosto e seguindo adiante sem se arrepender com as suas escolhas. Ao final, a faixa oferece euforia sonora e se encerra com um desfecho empolgante.
Pessoa - A Lei
Neste seu novo single, o cantor e compositor Pessoa traz uma canção mais reflexiva, diferente das suas outras composições, mais costumeiramente alegres e dançantes. Essa se torna uma oportunidade interessante para se visitar a sua música, uma vez que ele traz uma abordagem mais sombria do seu trabalho (perto do que ele já fez), e quando é possível perceber a sua versatilidade sem perder a sua qualidade, mostrando a sua capacidade de observar o momento que vive e se manter positivo: o que será que está por vir? Será que as coisas se resolverão sem se recolher e fazer uma auto crítica? É melhor ficar em casa e pensar um pouco nas coisas!
Ouça aqui: https://youtu.be/oI5EyxptHCo
André L. R. Mendes - Manda Notícias
Enquanto o Rei dos Animais não chega, o André L. R. Mendes disponibilizou mais uma nova composição. Com Manda Notícias o cantor e compositor traz uma singela faixa eletro acústica, versando sobre o ponto de vista da sua quarentena, mostrando sentimentos e expectativas sinceras, sem deixar de ser otimista. Com certeza todo mundo (ou quase) nesses últimos trinta dias já sentiu medo, já teve que aguentar dias piores e aproveitar outros melhores, já sentiu a saudade apertar, mas não deixou de desejar um futuro melhor do que o presente, de fazer planos com coisas simples e com celebração à coisas maiores. Esta é uma bela carta em forma de canção para quem ama e gosta.
Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=r-CIfqJYZW0
Organoclorados - Diante de Tudo
De Alagoinhas, a Organoclorados pisa em novos campos sonoros neste single, sem se distanciar das suas raízes. Com uma forte mensagem de crítica ao comportamento de gado zumbificado que muitos têm insistido em assumir, ou levado a assumir, e de desesperança individual fincada no pessimismo de um futuro sem perspectiva sofrido por muitos, Diante de Tudo tem contornos épicos em seus sete minutos e vinte segundos de duração. A banda traz indignação e raiva na sua interpretação como um todo, seja nos vocais, seja nos arranjos, e promove bons momentos dos seus integrantes nesta sua investida.
Comentários